Seguidores

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O ORIXÁ OMULU – O ORIXÁ DA VIDA E DA MORTE – DIA 17



Lenda: Nanã era considerada a deusa mais guerreira do Daomé. Um dia, ela foi conquistar o reino de Oxalá e se apaixonou por ele. Mas este não queria se envolver com outro orixá que não fosse sua amada esposa Yemanjá. Por isso, explicou tudo a Nanã, mas ela não se fez de rogada.
Sabendo que Oxalá adorava vinho de palma, embriagou-o. Ele ficou tão bêbado que se deixou seduzir por Nanã, que acabou ficando grávida. Mas, por ter transgredido uma lei da natureza, deu à luz um menino horrível; não suportando vê-lo, lançou-o no rio. A criatura foi mordida por caranguejos, ficando toda deformada; por sua terrível aparência, passou a viver longe dos outros orixás.
De tempos em tempos, os orixás se reuniam para uma festa. Todos dançavam, menos Obaluaê, que ficava espreitando da porta, com vergonha de sua feiúra. Ogum percebeu o que acontecia e, com pena, resolveu ajudá-lo, trançando uma roupa de marivo, uma espécie de fibra de palmeira, que lhe cobriu todo o corpo. Com esse traje ele voltou à festa e despertou a curiosidade de todos, que queriam saber quem era o orixá misterioso. Iansã, a mais curiosa de todos, aproximou-se, nesse momento, formou-se um turbilhão e o vento levantou a palha, revelando um rapaz muito bonito. Desde então, os dois orixás vivem juntos, e é por isso que a 2ª feira é consagrada a eles, que têm o poder de reinar sobre os mortos.
(venha conhecer mais sobre os Orixás fazendo o curso O Poder dos Orixás na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, e façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya. Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e os Celtas no Orkut, acessem o meu site
www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)
Se não estiverem conseguindo visualizar a imagem click
http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário