Existe na Umbanda uma linda falange denominada de “Falange dos Pretos-Velhos” ou “Linhas das Almas”. Originários dos escravos no cativeiro, os pretos-velhos tem como característica principal a prática da caridade.
Os pretos velhos viviam no cativeiro amontoados em senzalas, alimentavam-se de mingau de farinha, inhame, toucinho, banana, enfim comiam tudo que tivesse calorias baratas. Eram submetidos às condições desumanas e implacáveis de trabalho. Só os mais fortes sobreviviam.
Um preto velho quando incorpora no médium vem de forma envergada, sob o peso dos anos de existência em vida na terá, senta-se com dificuldade das juntas enrijecidas e os músculos fatigados num pequeno banco de madeira, que lembra o antigo tosco que existia nas senzalas.
Os pretos velhos ainda fumam cachimbo de barro ou de madeira rudimentar, falando com os visitantes e filhos de santo, usando um linguajar comum aos escravos que não falavam bem o português.
Destaco abaixo alguns nomes de pretos velhos que baixam prestando inúmeras caridades:
· Pai Joaquim da Angola
· Pai Joaquim do Congo
· Tia Maria
· Vovó Benedita
· Vovó Maria Conga
· Vovó Maria Redonda
· Vovó Cambinda da Guiné
· Vovó Luiza
· Vovô Rei do Congo
· Vovó Catarina d’Angola
· Pai João da Mata da Bahia
(venha conhecer mais sobre essa Entidade fazendo o curso o Poder dos Orixás e/ou a Oficina Umbanda Mística na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e os Celtas no Orkut, e acessem o meu site www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)
Os pretos velhos viviam no cativeiro amontoados em senzalas, alimentavam-se de mingau de farinha, inhame, toucinho, banana, enfim comiam tudo que tivesse calorias baratas. Eram submetidos às condições desumanas e implacáveis de trabalho. Só os mais fortes sobreviviam.
Um preto velho quando incorpora no médium vem de forma envergada, sob o peso dos anos de existência em vida na terá, senta-se com dificuldade das juntas enrijecidas e os músculos fatigados num pequeno banco de madeira, que lembra o antigo tosco que existia nas senzalas.
Os pretos velhos ainda fumam cachimbo de barro ou de madeira rudimentar, falando com os visitantes e filhos de santo, usando um linguajar comum aos escravos que não falavam bem o português.
Destaco abaixo alguns nomes de pretos velhos que baixam prestando inúmeras caridades:
· Pai Joaquim da Angola
· Pai Joaquim do Congo
· Tia Maria
· Vovó Benedita
· Vovó Maria Conga
· Vovó Maria Redonda
· Vovó Cambinda da Guiné
· Vovó Luiza
· Vovô Rei do Congo
· Vovó Catarina d’Angola
· Pai João da Mata da Bahia
(venha conhecer mais sobre essa Entidade fazendo o curso o Poder dos Orixás e/ou a Oficina Umbanda Mística na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e os Celtas no Orkut, e acessem o meu site www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)
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