Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O ORIXÁ XANGÔ – ORIXÁ DA JUSTIÇA - DIA 30



* Lenda: Era rei de Oyó, terra de seu pai; já sua mãe era da cidade de Empê, no território de Tapa. Por isso, ele não era considerado filho legítimo da cidade.
A cada comentário maldoso, Xangô cuspia fogo e soltava faíscas pelo nariz. Andava pelas ruas da cidade com seu oxé, um machado de suas pontas, que o tornava cada vez mais forte e astuto. Onde havia um roubo, o rei era chamado e, com seu olhar certeiro encontrava o ladrão onde quer que estivesse.
Para continuar reinando, Xangô defendia com bravura sua cidade, chegou até a destronar o próprio irmão Dadá, de uma cidade vizinha para ampliar seu reino. Com o prestígio conquistado, Xangô ergueu um palácio com umas colunas de bronze no alto da cidade de Kossô, para viver com suas três esposas: Oyá (Iansã), amiga e guerreira; Oxum, coquete e faceira e Obá, amorosa e prestativa.
Para prosseguir com suas conquistas, Xangô pediu ao babalaô de Oyó uma fórmula de aumentar seus poderes; este lhe entregou uma caixinha de bronze, recomendando que só fosse aberta em caso de extrema necessidade. Curioso, Xangô contou a Iansã o ocorrido e ambos, não se contendo, abriram a caixa antes do tempo. Imediatamente começou a relampejar e trovejar; os raios destruíram o palácio e a cidade, matando toda a população. Não suportando tanta tristeza, Xangô afundou terra adentro, tornando-se um Orixá.
(venha conhecer mais sobre os Orixás fazendo o curso O Poder dos Orixás na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, e façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya. Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e Os Celtas no Orkut, acessem o meu site
www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)
Se não estiverem conseguindo visualizar a imagem click
http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário