Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LENDAS ARTHURIANAS - CASTELO DE TINTAGEL



Muitos sítios diferentes através da Bretanha, cada qual com suas próprias lendas de episódios estranhos e sobrenaturais, vieram a ser associados a Arthur. Geoffrey de Monmouth identificou como local de nascimento de Arthur, o castelo de Tintagel, na costa escarpada da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra. Os céticos acusam: esse castelo foi construído no século XII, muito após o nascimento de Arthur. Mas as escavações arqueólogas feitas nos cabos íngremes nas cercanias das ruínas do castelo revelaram resquícios de construções de pedra, talvez pertencentes a um monastério ou a uma fortaleza de alguma poderosa família celta. Fragmentos de cerâmicas mediterrânea dos séculos V e VI encontrados nessas escavações datariam da época de Arthur, contribuindo assim para endossar a lógica de Geoffrey ao focalizar ali o nascimento de Arthur.
Duas formações rochosas perto do castelo de Tintagel receberam do povo da Cornualha os nomes de Trono de Arthur e Xícaras e Pires de Arthur. Segundo uma antiga crença da Cornualha, Arthur transformou-se em uma ave-um corvo, em algumas versões da história, uma gralha de pernas vermelhas, em outras - e ainda vive sobre o mar bravio, nos recifes elevados de Tintagel.
Outra crença popular afirma que em certas noites a Távola Redonda original pode ser vista pairando sobre as brumas de um lago vizinho. Na verdade, lendas relativas a Arthur, Merlin e ao resto de sua romântica companhia brotaram pelos quatro cantos, no castelo de Tintagel e em suas cercanias.
(venha conhecer mais sobre essas lendas fazendo a Oficina Lendas Arthurianas na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, a Grande Fraternidade Branca e os Celtas no Orkut e acessem meu site
www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)Se não estiverem conseguindo visualizar a imagem click: http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário