Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O POVO CIGANO

Dança Cigana

Danças ciganas sempre foram atração especial nas cortes européias, a começar pela francesa. Desde o tempo de Henrique IV apresentavam-se dançarinos ciganos no castelo de Fontainebleau e na residência da marquesa de Sévigné. Moliére, em O Casamento Forçado, introduz no palco um grupo de ciganos e ciganos dançando ao som de pandeiros.
Numa das apresentações, o próprio Luís XIV dançou vestido de cigano.
Na Turquia, a dança era uma das profissões ciganas mais características. O cortejo das tropas de
Constantinopla que desfilou para sultão Mourad IV, no século XVII, tinha, após a seção dos músicos, uma seção de dançarinos, entre os quais numerosos ciganos.
Em Portugal, a Farsa das Ciganas, de Gil Vicente, apresentada em 1521, mostrava quatro mulheres ciganas que cantavam e dançavam.
Foi na Espanha, entretanto e, sobretudo nas terras do sul, no antigo reinado de Granada, que a
dança cigana floresceu em seu terreno mais fértil. De seu encontro com a arte árabe nasceria o inigualável flamenco da Andaluzia.
ORAÇÃO OU PEDIDO A DEUS
Faça Deus que eu seja forte, rico e tenha saúde.
Faça Deus que eu saia em paz em todos os meus empreendimentos.
Faça Deus que eu seja inteligente.
Faça Deus que tudo corra bem em minha vida
Faça Deus que eu saiba perdoar
Perdoa-me Deus todos os meus erros.
Me abençoe e me cuide.
Beijo teu coração meu Senhor
Deus abençoe todos os ciganos e os não ciganos do Mundo.

Venha conhecer mais sobre este místico povo fazendo o curso de Ciganologia na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e Os Celtas no Orkut e acessem meu site www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com. Se não estiverem conseguindo visualizar a imagem click: http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com
SALVE SANTA SARA KALI

Nenhum comentário:

Postar um comentário