Seguidores

domingo, 23 de maio de 2010

SANTA SARA KALI – A PADROEIRA DOS CIGANOS – DIA 24


Acredita-se que Sarah acompanhou a vida de Jesus com discrição. Provavelmente vivia com Maria, como escrava, Maria Madalena ou com José de Arimatéia
Após a morte de Jesus, os textos apócrifos relatam que as três Marias dirigiram-se para o sul da França, chegando entre 24 e 25 de maio. Alguns relatos dizem que elas foram atiradas em um barco sem remos ou provisões. A barca acabou atracando na Praia de Maries-de-la-Mer, na foz do Rio Ródano.
Pouca gente sabe, incluindo os ciganos, que Sarah não foi apenas a criada de Maria, mas sua parteira! Era egípcia, tinha a cútis escurecida pelo clima e Jesus a tinha em grande estima.
No dia consagrado à sua homenagem na França, o padre da cidade leva ao mar a barca com sua imagem.
Os ciganos vestem-se de forma alegre, porém recatados. Não é admissível, em uma festa comemorativa, as mulheres usarem saias acima dos joelhos, por exemplo. Os homens ciganos vestem roupas escuras e as mulheres saias multicoloridas, com suas jóias.
Dizem os ciganos que Santa Sarah Kali só tem olhos para eles, que conhecem as tradições encontrando-a na sombra da cripta.
Paralelamente, a história de Sarah chegou à Índia, onde os ciganos a associaram à deusa Kali, negra, poderosa, transformadora.
A proteção de Sarah confere às pessoas emanações sempre benéficas que representam simbolicamente o ventre da sua mãe, seu sorriso, a irmã e a rainha: a "phuri dai" secreta dos Roms.
Dizem que a pessoa de bom coração consegue ver o sorriso na estátua de Santa Sarah. Verá que tanto seu sorriso como o dela estarão diferentes. Você também pode pedir proteção à Santa dos Ciganos com esta oração:
Fique sempre à minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito.
Ensine-me a caminhar e sempre perdoar
Ela sempre atende a todos, principalmente às pessoas que têm a intuição mais desenvolvida e usam os oráculos como forma de divinação.
A Lenda de Santa Sarah Kali (a Santa dos Ciganos) e Sua Oração
Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sarah, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e chorar. Aí então Sarah retira o "diklô" (lenço) da cabeça, chama por Jesus Cristo e promete que se todos salvassem ela seria escrava de Jesus, e que jamais andaria com a cabeça descoberta, em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca, sem rumo mercê as todas intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Pitit-Rhonr, hoje tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer.
Sarah cumpriu a promessa até o final de seus dias. Sua história e milagres a fizeram padroeira universal do povo cigano, sendo festejada todos os anos. Além de trazer saúde e prosperidade, Sarah Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante dificuldades para engravidar. Muitas que não consigam ter filhos faziam promessas a ela.
Se elas concebessem a gravidez iriam a cripta da Santa no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam a seus pés como oferenda um lenço, o mais bonito que encontrassem, e realmente lá existem centenas de lenços, como prova de que muitas ciganas receberam esta graça. Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade, pois não concebem suas vidas sem filhos.
Quanto mais filhotes a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é. Recomenda-se acender uma vela azul
ORAÇÃO À SANTA SARA KALI
Sara, Sara, Sara foste escrava de José de Arimatéia, no mar foste abandonada, te peço (fazer o pedido). Teus milagres no mar sucederam e como santa te tornastes, a beira do mar chegastes e os ciganos te acolheram. Sara, Rainha, Mãe dos Ciganos que te consagram como tua protetora e mãe vinda das águas. Sara, mãe dos aflitos, a ti imploro proteção para meu corpo, luz para que meus olhos enxerguem no escuro, luz para meu espírito e amor para todos meus irmãos.
Aos pés da Mãe Santíssima, tu, Sara, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as provações terrenas. Sara, Sara, Sara não sentireis dores nem tremores. Espíritos perdidos não me encontrarão e assim com conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu, com as águas me fará vencer (quando a pessoa não estiver bem e querendo resolver algo muito importante, beber três goles d´água).
Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procurem. Ajudados pelos teus poderes serei alegre e compreensivo com todos que me cercam. Corre no céu, corre na terra, corre no mundo e Sara, Sara, Sara estará sempre a minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito.
E assim, dizemos que somos protegidos por Sara que nos ensinará a caminhar e perdoar. (Reze três ave-marias, sendo a primeira para Santa Sara, a segunda para os ciganos e a terceira para você).
(venha conhecer mais sobre Os Ciganos fazendo o curso de Ciganologia e/ou uma consulta ao Baralho Cigano na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e os Celtas no Orkut, e acessem o meu site www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário