Seguidores

domingo, 29 de maio de 2011

A ORIXÁ OBÁ – A ORIXÁ GUERREIRA – DIA 30



Obá era uma mulher corajosa e guerreira, não tinha medo de nada. Não era bonita, nem fazia questão de ser famosa; seu único prazer era lutar e guerrear. Vencia todos os inimigos, nem mesmo o mais arteiro dos deuses, Exu conseguia dobrá-la.
Ogum vivia em Ifé e a fama da guerreira chegou ao seu reino. Antes de partir para conquistá-la, consultou o Opelé-Ifá e os adivinhos aconselharam-no a oferecer-lhe uma pasta feita com quiabos, água e mel.
Ogum chegou e desafiou Obá, entregando-lhe também a oferenda, que ela deixou de lado, para comer depois. A luta começou e Obá dominava a situação quando Ogum correu em direção à oferenda, derrubou a guerreira em cima da pasta e a possuiu, tornando-se seu 1º esposo. Depois disso, as únicas distrações de Obá eram comer e dormir, pois o marido não lhe permitia lutar com ninguém.
Certo dia, ela estava na floresta, solitária e triste, quando Xangô se aproximou e Obá contou-lhe sua história. Ele ouviu com atenção e a convenceu de que, com ele, seria diferente. Assim, Obá foi viver com Xangô. Os anos foram passando e ela foi envelhecendo, Xangô se aborrecia com suas choradeiras e lamentações. Um dia, ela teve a idéia de tentar reacender o amor do marido. Para isso foi pedir um conselho à rival Oxum, que com ela dividia as atenções do esposo. A esperta Oxum, que usava um pano amarrado na cabeça, inventou uma história, dizendo que conseguira conquistar a atenção do marido com um caldo feito de suas próprias orelhas, o feitiço o “amarrara” para sempre.
Sem pensar, Obá cortou uma orelha e a colocou na sopa. Quando Xangô sorveu a 1ª colherada, cuspiu longe o insólito ingrediente, enojado. Percebendo que caíra na armadilha de Oxum, Obá se atracou com ela numa violenta luta física, somente interrompida pelos brados coléricos de Xangô, que as fez fugir apavoradas. Ambas se transformaram em rios que levam seus nomes, os quais quando se encontram, formam uma confluência perigosa e agitada.
(venha conhecer mais sobre os Orixás fazendo o curso O Poder dos Orixás na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, e façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya. Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e Os Celtas no Orkut, acessem o meu site
www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)
Se não estiverem conseguindo visualizar a imagem click
http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário