Seguidores

sábado, 11 de abril de 2009

OS SIGNOS DOS DISCÍPULOS


Ao pintar A Ceia, Leonardo da Vinci deu a cada discípulo de Jesus as características de um signo do zodíaco.
. Simão (Áries): É o primeiro à direita do quadro e exibe uma atitude decidida. Líder por natureza, ele incentiva os companheiros a tomar decisões e lutar por elas. Pronto para a ação, ele está à cabeceira da mesa, defendendo a verdade e impondo com as mãos a direção a ser tomada.
. Judas Tadeu (Touro): Ocupa o segundo lugar, em oposição direta a Judas Iscariotes, como se os dois fossem parte de um mesmo eixo indivisível. Judas Tadeu é o primeiro a acatar as ordens do ariano Simão. Ele trabalha e realiza. O semblante desse discípulo demonstra disciplina e obediência. Ele é retratado com cabelos abundantes e tem a expressão atenta ressaltada pelo olhar desconfiado.
. Mateus (Gêmeos): É o terceiro discípulo e simboliza a comunicação e a intelectualidade. Possui o dom da palavra e dá a impressão de querer falar a todos ao mesmo tempo. Sua natureza geminiana também se faz presente no gesto duplo: a cabeça voltada para Simão e os braços em direção a Cristo.
. Filipe (Câncer): É o quarto discípulo. Sentimental e sensível, ele tem os olhos cheios de fé, amor e gratidão voltados para Jesus. Suas mãos se unem junto ao peito, na altura do coração, evidenciando toda a emotividade do signo de Câncer. O rosto cheio e as mãos suaves também são características dos cancerianos.
. Tiago Menor (Leão): É o quinto da mesa. Tem os braços abertos, como quem quer chamar a atenção e impressionar os amigos. Age como um rei, e por isso o pintor o retratou fazendo um gesto que abrange tudo o que está à sua volta, deixando em destaque o coração, ponto central do signo de Leão.
. Tomé (Virgem): Ocupa o sexto lugar à esquerda de Jesus. É aquele que busca a sabedoria por meio da discussão. Com o dedo levantado num gesto de crítica, ele analisa, explica e exige muito dos outros. Procura aprender com Jesus, mas não teme questionar o que lhe dizem. Como bom nativo de Virgem quer ver para crer.
. João (Libra): Ocupa o sétimo lugar entre os discípulos e tem a expressão amável de quem procura ouvir e compreender os outros. Sua posição, meio inclinada, expressa a harmonia de Libra, e parece suavizar a energia de Áries, signo representado por Simão.
. Judas Iscariotes (Escorpião): Expressa a energia regeneradora e transformadora e revela a decisão típica do escorpiano. Sem Judas, não teria havido o episódio da cruz nem a ressurreição. A bolsa de dinheiro na sua mão simboliza a ligação com as coisas materiais. Tal como seu signo, Judas representa a destruição que faz surgir o novo.
. Pedro (Sagitário): É o oposto de Mateus e o nono entre os discípulos. Tem o semblante de um filósofo. Expressa a justiça e a evolução da religiosidade. Seu corpo está inclinado sobre o de Judas Iscariotes, como se o dominasse mesmo sem perceber, e sua mão aponta para Cristo, que o tornou “pescador de homens”.
. André (Capricórnio): Ocupa o décimo lugar e representa a razão, a ponderação. É aquele que medita e pede calma, sempre preocupado com o dever. Suas mãos, abertas e afastadas, sugerem distanciamento, enquanto as de Filipe, seu oposto, indicam interiorização.
. Tiago Maior (Aquário): É o oposto de Tiago Menor e simboliza a liberdade e a ânsia de renovação. Também reflete o amor universal e a preocupação com o bem estar coletivo. Como aquariano, Tiago Maior tem opiniões próprias e a independência de espírito para expressá-las, mas sua mão esquerda, nas costas de Pedro, parece buscar o apoio do primeiro dos discípulos.
. Bartolomeu (Peixes): É o oposto de Tomé e o último da mesa. Sua posição lhe permite ver tudo, como se quisesse penetrar no íntimo dos outros discípulos. Tem o olhar místico e atento daqueles que buscam sempre a verdade espiritual, uma característica dos piscianos. (Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9346 7460/9981 0802) www.fatimasoares.kit.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário