Seguidores

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O ORIXÁ OXÓSSI – ORIXÁ DA FARTURA – DIA 20



Lenda: A cada ano, após a colheita, o rei de Ijexá, saudava a abundância de alimentos com uma festa, oferecendo à população inhame, milho e coco. O rei comemorava com sua família e seus súditos; só as feiticeiras não eram convidadas.
Furiosas com a desconsideração, enviaram à festa um pássaro gigante que pousou no teto do palácio, encobrindo-o e impedindo que a cerimônia fosse realizada.
O rei mandou chamar os melhores caçadores da cidade. O 1º tinha vinte flechas. Ele lançou todas mas nenhuma acertou o grande pássaro. Então o rei aborreceu-se, mas mandou-o embora.
Um 2º caçador se apresentou, este com 40 flechas, o fato de repetiu novamente e o rei mandou prendê-lo.
Bem próximo dali vivia Oxóssi, um jovem que costumava caçar à noite, antes do Sol nascer; ele usava apenas uma flecha vermelha. O rei mandou chama-lo para dar fim ao pássaro. Sabendo da punição imposta aos outros caçadores, a mãe de Oxóssi temendo pela vida do filho, consultou um babalaô e os obis mostraram que, se fosse feita uma oferenda para as feiticeiras, ele teria sucesso.
A oferenda consistia em sacrificar uma galinha. Nesse exato momento, Oxóssi deveria atirar sua única flecha. E assim o fez, acertando o pássaro bem no peito. O rei, agradecido pelo feito, deu ao caçador metade de sua riqueza e a cidade de Keto, “terra dos panos vermelhos”, onde Oxóssi governou até a sua morte, tornando-se depois um Orixá.
(venha conhecer mais sobre os Orixás fazendo o curso O Poder dos Orixás na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e Os Celtas no Orkut e acessem o meu site
www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com )Se não estiverem conseguindo visualizar a imagem click: http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário