Seguidores

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SIMBOLISMO MÍSTICO DO NATAL


A Festa do Natal e o Signo de Capricórnio

O Sol realiza a cada ano uma viagem elíptica que começa no dia 25 de dezembro, e então regressa ao pólo sul, até a região da Antártida; exatamente por isso vale a pena refletirmos em seu significado profundo. Nessa época começa o frio aqui no norte, devido exatamente ao fato de que o Sol vai se afastando para as regiões austrais e, no dia 24 de dezembro, terá atingido o ponto máximo de sua viagem na direção sul. Se o Sol não avançasse rumo ao norte do dia 25 de dezembro em diante, morreríamos de frio. A Terra inteira se converteria em um bloco de gelo e realmente pereceriam todas as criaturas, tudo o que tem vida.
A Tradição cristã diz-nos que Jesus nasceu a 25 de Dezembro, a meia-noite. Em 25 de Dezembro, o sol acaba de entrar na constelação de Capricórnio. Simbolicamente, o Capricórnio está ligado às montanhas, às grutas, e é precisamente na obscuridade duma gruta que o Menino Jesus pode nascer...
Quando sai de Capricórnio, o Sol entra em Aquário (é a água, o batismo, a vida que jorra produzindo novas correntes). Ao sair de aquário, o Sol entra em Peixes e lá tem lugar à pesca de que Jesus falava quando dizia aos seus discípulos que eles seriam pescadores de homens.
O período mágico do Natal é especial para nossos corações. Depois de mais um ano de lutas, algumas vitórias e outras nem tanto ao final recebemos uma energia crística maravilhosa que consola nossos corações e almas. O Natal é, uma festa para a alma, para aquela fração da chespa Divina que reside em nossos corações.
O que os cristãos comemoram no Natal, em 25 de dezembro, é o mistério da Encarnação de um Princípio, o Logos Divino que se deu há dois mil anos atrás. Esse nascimento foi uma interferência milagrosa e providencial da misericórdia divina da história humana, que viva naquele momento uma crise profunda devida à incompreensão reinante a respeito das mensagens espirituais próprias das formas religiosas vigentes e ao esvaziamento da eficácia de seus ritos.
A precisão é tanta que o nascimento de cristo está em dupla relação com aporta dos deuses, pois ele ocorreu no solstício do Capricórnio, Inverno no hemisfério norte e à meia-noite. Vejam que no ciclo do dia a metade ascendente vai da meia-noite; enquanto a metade descendente vai do meio-dia à meia-noite; e nesse ciclo a meia noite corresponde ao inverno ao inverno e o meio dia ao verão, o amanhecer à primavera e o por do sol ao outono.
As origens do Natal remontam às tribos celtas que comemoravam a festa da Natalidade (nascimento) das chamadas Filhas das Estrelas - eram crianças geradas nos rituais secretos da fertilidade nos dias 21, 22 e 23 de março e que nasciam nove meses depois, no Solstício de Inverno. Essas crianças eram geradas para fins específicos em relação à coletividade, sendo também denominadas de Filhas do Sol, o Criador. Suas vidas eram monitoradas para assumirem funções militares, sacerdotais, médicas, educacionais, reais, etc.
Precisando catequizar estas tribos, a Igreja adulterou o nascimento de Jesus para 24 de Dezembro, data próxima à Natividade Celta. Com isto atrairia adeptos e também não deixaria pistas para os pesquisadores do futuro. Além disso, colocando o nascimento de Jesus nessa data, a Igreja de então poderia afirmar a origem cósmica/divina de seu Salvador, nascido sob uma conjunção astral especial.
É uma das festas mais antigas, sempre existiu nas grandes Tradições, vem representando o nascimento do Menino-Sol.
Esta noite é considerada o ápice do signo de Capricórnio, é a noite mais longa, o Solstício de Inverno no Hemisfério Norte e a chegada do Sol, a força do dia vencendo a força da noite,é quase como um grande drama da Natureza.
O Menino-Sol nasceu sob o signo de Capricórnio, o maior signo zodiacal, ele veio com a obrigação de ajudar ao próximo. Este signo é dividido em:
1- Capricórnio Cabra: Voltado para as coisas materiais
2- Capricórnio Macara: Quer encontrar suas origens
3- Capricórnio Unicórnio: Tem o seu frontal desenvolvido
"Tem que se dominar a Cabra para se tornar um autêntico Unicórnio". Joshua representa o Unicórnio.
O Ascendente de Joshua é Virgem (nasceu de uma Virgem), este signo é considerado a antecâmara da Iniciação.
Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802
c_avignon@hotmail.com Se não estiverem conseguindo visualizar a imagem click http://fatimasoares-mestremorya.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário