Seguidores

quinta-feira, 26 de julho de 2012

A ORIXÁ NANÃ – A ORIXÁ DA MORTE E DO RENASCIMENTO – DIA 26

Lenda: Nanã era esposa de Ogum e ocupava o cargo de juíza de Daomé. Só julgava os homens, sendo muito respeitada pelas mulheres que eram consideradas deusas.
Ela morava numa bela casa com jardim. Quando alguém apresentava alguma reclamação sobre seu marido, ela amarrava a pessoa numa árvore e pedia aos eguns para assustá-la.
Certa noite, Iansã reclamou de Ogum e ele foi amarrado no jardim. À noite, conseguiu escapulir e foi falar com Ifá. A situação não podia continuar e, assim, ficou acertado que Oxalá tiraria os poderes de Nanã. Ele se aproximou e ofereceu a ela suco de igbin, um tipo de caramuju. Ao beber o preparado, Nanã adormeceu. Oxalá então se vestiu de mulher e, imitando o jeito de Nanã, pediu aos eguns que fossem embora de seu jardim, para sempre.
Quando Nanã acordou e percebeu o que Oxalá tinha feito, obrigou-o à tomar o mesmo preparado de igbin e seduziu o orixá. Oxalá saiu correndo e contou a Ogum o que havia acontecido.
Indignado, este cortou relações com Nanã. E é por isso que nas oferendas a Nanã não é usado nenhum objeto de metal.
SALUBA VOVÓ!!!!

(venha conhecer mais sobre os Orixás fazendo o Curso O Poder dos Orixás na Sala Mestre Morya – Tel.: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e Os Celtas no Orkut e acessem meu site www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário