Seguidores

quinta-feira, 16 de abril de 2015

OS CELTAS



A civilização celta diz respeito à Europa Ocidental – Irlanda, Grã Bretanha e França. Durante muito tempo homem ocidental acreditou e considerou que somente os gregos e os romanos nos trouxeram a civilização. Séculos de cultura oficial baseada na crença dos modelos gregos latinos nos distanciaram da realidade, o Ocidente é herdeiro dos celtas.
Os séculos XIX e XX, por meio de estudo de inúmeros celticistas, fez aflorar o que foi a civilização celta e principalmente o que foi a religião celta, o druidismo. As pesquisas foram empreendidas por várias ciências e, ao chegarmos aos limites do século XX, percebemos o quão pouco sabemos diante do que, temos certeza, existiu.
Para entendermos o pensamento celta é preciso abandonar todo o pensamento lógico, todo o pensamento aristotélico; é preciso abandonar tudo o que faz parte da realidade aparente. É preciso fazer parte da “festa” para não a olharmos com olhos profanos. É preciso enfim se deixar envolver em mantos de magia.
O berço de origem dos celtas estendia-se a leste do Reno, na região que hoje chamamos Baviera e Boêmia, ao norte dos Alpes e ao longo do Danúbio.
Os Tûatha-Dé (Tûatha-Dé-Dânann – ligados à deusa Dana) trouxeram a religião, eles vieram das ilhas ao norte do mundo, lugar dos deuses sobrenaturais, dos famosos deuses hiperboreanos. Eles são apresentados como os introdutores do druidismo na Irlanda. Eles queimaram seus navios, manifestando assim sua própria metamorfose e chegaram com os quatro talismãs fundamentais da mitologia celta.
1)    A Pedra de Fal: aparece como a pedra da instauração, inauguração e designação. Ela é um bem indivisível e abarca todos os aspectos da soberania.
2)     A Espada flamejante, forjada pelos deuses, figura entre os tesouros dos Tûatha-Dé e é símbolo de sua Realeza. A espada é objeto mágico e sagrado, imprescindível ao herói, tanto na lenda arthuriana como em toda a literatura celta.
3)    A Lança é um tesouro mítico, fulminante nas mãos do herói. Gae Bolga, na tradição irlandesa, e precisamente a lança do deus Lug, o Luminoso, e simboliza a soberania sacerdotal e guerreira. Ela possui como atributos o raio e o trovão, o fogo de sua origem. É uma lança mágica, venenosa e destruidora. Sua força era temida e par atenuá-la era preciso que a mergulhassem num caldeirão contendo uma mistura de veneno e fluido negro, entendido como sangue.
4)     Caldeirão, o Caldeirão da abundância produz incessantemente a comida mais requintada (carne de porco, rara e muito apreciada pelos guerreiros, conferindo a imortalidade) e a bebida (cerveja fermentada ou hidromel, cuja técnica e fabricação e atributo dos deuses). Ninguém sai insatisfeito do local onde se encontra este receptáculo inesgotável e benéfico. Dagda, o deus bom, é o portador do caldeirão da abundância.

(venha conhecer melhor essa magnífica cultura fazendo o Curso de Cultura e Magia Celta com início dia 27/04 na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/99981 0802, acessem minha fan page: www.facebook.com/salamestremorya  c_avignon@hotmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário