Seguidores

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Orixá Omulu –O Senhor da Vida e da Morte – 17 de Dezembro


Seu nome significa “rei dos espíritos do mundo material” clara referência ao poder desse orixá. Omulu é o deus do mistério. Inspira medo e respeito. Ele esconde seu rosto sob uma vestimenta de palha da costa, material ligado aos ritos de morte e do sobrenatural. Sob a palha, Omulu se isola e oculta os segredos da morte e do renascimento, da doença e da cura. Ele pode desencadear a varíola e outras epidemias, mas é também o deus da cura, carinhosamente chamado de “médico dos pobres”. Sua vestimenta é feita de iko, é uma fibra de ráfia extraída do Igi-Ògòrò, a “palha da costa”, elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto.
. Nome: Obaluaê, Xapanã.
. Origem: Daomé
. Data: 17 de Dezembro
Obs.: Obaluaê é comemorado dia 16 de Agosto
. Filiação: Oxalá e Nanã
. Elemento: Terra
Raio: Terceiro e Sétimo, O 3º Raio é o Raio Rosa, o Raio do Amor e o 7º Raio, o Raio Violeta, o Raio da Transmutação, da Magia
. Colares: Contas pretas e brancas ou pretas e vermelhas alternadas ou guias de palha da costa trançada.
. Saudação: Atotô (Silêncio)
. Oferendas Rituais: Pipoca sem sal feita no dendê, milho torrado sem sal, feijão preto e feijão fradinho, bife acebolado, acaçá.
. Bebidas: Vinho tinto.
. Cristais: Ônix, Olho de Gato.
. Signo: Escorpião ( e)
. Dia da Semana: 2º feira
. Vibrações: Para curar doenças
. Instrumento: Xaxará (espécie de bastão mágico).
. Sincretismo: São Lázaro
. Essência: Menta
. Carta do Tarô: A Morte
. Carta do Baralho Cigano: A Foice(venha conhecer mais sobre os Orixás fazendo o curso O Poder dos Orixás na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9346 7460, façam parte das minhas comunidades: Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista e Terapias Alternativas no Orkut)
www.fatimasoares.kit.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário