Seguidores

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SÃO JERÔNIMO – O ESCRIBA CELESTE – DIA 30 DE SETEMBRO


Nasceu na cidade de Estrido, Dalmácia, nas atuais fronteiras da Iugoslávia, por volta do ano 340. Em Roma estudou gramática, retórica, filosofia... Foi um dos grandes escritores do seu tempo.
Converteu-se ao cristianismo e decidiu tornar-se monge. Partiu para as terras do Oriente, berço do monarquismo. Fixou-se na Síria e entregou-se a uma vida de penitência, de oração. Convenceu-se, entretanto, de que a sua verdadeira vocação era servir a Igreja na qualidade de escritor. Procurou, então, conciliar a vida monástica com o ofício de escrever: dedicação total aos estudos, reflexão, autodisciplina.
Tornou-se sacerdote, mas raramente exercia o ministério sacerdotal. Regressando a Roma, foi feito secretário do papa São Dâmaso, época em que começou os trabalhos de tradução da Sagrada Escritura, a partir dos textos originais para o latim, conhecida hoje como Vulgata. Morrendo o papa Dâmaso, foi para o Oriente, estabelecendo-se em Belém. Deixou escritas várias obras (cartas, tratados de exegese, comentários bíblicos), mas nada o tornou tão célebre quanto a tradução da “Vulgata”. Por isso é chamado o “Doutor máximo das Escrituras”.
& Oração: Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo, São Jerônimo, a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.
São Jerônimo, iluminai e esclarecerei a todos os adeptos das religiões espiritualistas, para que eles compreendam as Escrituras e se dêem conta de que essas seitas contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque elas se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.
São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que vem da Bíblia acima de qualquer doutrina, já que a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum, expressa nas Sagradas Escrituras.
Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802

Nenhum comentário:

Postar um comentário