Seguidores

terça-feira, 31 de março de 2009

Yoga


O termo Yoga tem origem no sânscrito, gênero masculino, escreve-se com y e entonação grave no o, que é pronunciado como em “iodo”. Surgiu há mais de 5.000 anos na Índia, e foi transmitido por tradição oral até meados do ano 400 A.C., quando foi codificado por PATANJALI nos Yôga Sútra. PANTAJALI dizia em seus ensinamentos: ‘SABER RELAXAR BEM é SABER VIVER BEM”.
A tradução literal da palavra Yoga: integração, união, e a prática está sempre relacionada a força, poder e energia.
Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente.
O Yoga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos. Glândulas endócrinas, órgãos internos, etc. através de exercícios físicos belíssimos, fortes porém que respeitam o ritmo biológico do praticante.
O Yoga é o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente, autosuficiente, bem estar e satisfação. Através do Yoga, há maior vigor, mais vitalidade, bem como serenidade, tornando a vida como o mundo externo mais fácil de ser vivida. A diferença entre um exercício físico tradicional e o ásana (ásana é toda posição firme e agradável)?. Se for só exercício físico não é Yoga. Tem que ter três fatores:
· posição física
· respiração coordenada
· atitude interior.
Uma das características do Yoga são as regras gerais de execução,, justamente por constituírem o alicerce da auto-suficiência. Essas regras são:
· respiração coordenada
· permanência no exercício
· repetição
· localização da consciência
· mentalização
· ângulo didático
· compensação
· segurançaEm particular a prática da Yoga traz um grande trabalho de encontro com o ser humano e o seu interior, uma vez que, na vida agitada do nosso século, a chamada PAUSA na corrida diária é inexistente. E é nessa PAUSA que surgem descobertas maravilhosas: a capacidade de melhor convivência com o próximo, mais tolerância, maior paz e amor com tudo e todos. A movimentação, postura, exercícios respiratórios, atitude mental, dão e darão uma dimensão diferente, mais iluminada, mais alegre, mais feliz......... (venha conhecer mais sobre os benefícios da Yoga fazendo Oficina: Yoga para Iniciantes na Sala Mestre Morya –Tel: 2565 5024/9346 7460, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista e Terapias Alternativas no Orkut e acessem meu site
www.fatimasoares.kit.net )

Nenhum comentário:

Postar um comentário