Seguidores

terça-feira, 27 de julho de 2010

LUGARES MÍSTICOS – SANTIAGO DE COMPOSTELA


Após a dispersão dos apóstolos, Tiago Maior dirigiu-se a Galícia, Espanha, para pregar a mensagem do Senhor. Suas peregrinações deram origem ao Caminho de Santiago, uma rota que se tornou bastante popular entre fiéis na Idade Média, e cujo apelo místico e religioso persiste até hoje e não pára de crescer. São centenas de quilômetros cortando riachos, pontes rústicas, castelos, mosteiros, antigas cidades fortificadas, albergues e catedrais góticas. Nesta autêntica viagem no tempo, é possível não apenas sentir o sabor dos costumes e tradições medievais como também empreender uma jornada rumo à própria sabedoria interior, pois, como diz a tradição, mensagens, sinais e experiências místicas aguardam todo aquele que se aventurar a percorrer o caminho.
Santiago de Compostela se localiza na Galícia, Espanha – Europa. No início do século IX, um eremita teve a visão de uma chuva de estrelas que caía sobre um monte na Galícia. O lugar ficou conhecido como Compostela – “Campo de Estrelas”. Logo depois, achou-se no local um altar enterrado contendo ossos humanos atribuídos a Tiago Maior, um dos discípulos de Jesus. Segundo a lenda, os restos vieram do Egito, após o martírio do Santo supliciado por Herodes. A Espanha vivia então sob domínio árabe, e Compostela rapidamente tornou-se um lugar de importância religiosa e política, São Tiago foi adotado como padroeiro da Espanha cristã contra os muçulmanos. O rei Afonso II foi lá prestar homenagens e mandou construir uma capela. Afonso III a refez em pedra. A cidade que cresceu ao redor tornou-se o mais importante centro europeu de peregrinação, depois de Roma e Jerusalém. A lenda rapidamente incluiu Carlos Magno que teria sonhado que São Tiago lhe informava o lugar de seu túmulo na Galícia. O caminho de França a Santiago tem várias hospedarias para romeiros.
· Catedral: Toda Santiago de Compostela com exceção da tumba do santo foi destruída pelos mouros em 997. Em 1078, a catedral românica começou a ser construída sobre a tumba.
· A Estátua de São Tiago: São Tiago adquiriu uma pouca santificada reputação de trucidador de mouros, depois que o rei Ramiro afirmou que o santo lutou a seu lado na Batalha de Clavajo (em 884) e sozinho, matou 60 mil inimigos.
(venha conhecer mais sobre outros lugares místicos fazendo a Oficina: Lugares Místicos e Sagrados na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam parte das minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e Os Celtas no Orkut e acessem o meu site
www.fatimasoares.kit.net c_avignon@hotmail.com )

Nenhum comentário:

Postar um comentário