Seguidores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O ORIXÁ OMULU – SENHOR DA VIDA E DA MORTE – DIA 17 DE DEZEMBRO


Seu nome significa “rei dos espíritos do mundo material” clara referência ao poder desse orixá. Omulu é o deus do mistério. Inspira medo e respeito. Ele esconde seu rosto sob uma vestimenta de palha da costa, material ligado aos ritos de morte e do sobrenatural. Sob a palha, Omulu se isola e oculta os segredos da morte e do renascimento, da doença e da cura. Ele pode desencadear a varíola e outras epidemias, mas é também o deus da cura, carinhosamente chamado de “médico dos pobres”.
Sua dança o Opanijé (cuja tradição é: ele mata qualquer um e come), como um ser doente onde mostra suas feridas, o céu e a terra, sua lenda, em outras danças, dança curvado para frente, como que atormentado por dores, e imitam seu sofrimento, coceiras e tremores de febre.
As pessoas consagradas a este deus usam um colar chamado laquidibá, feito de pequenos anéis de chifre de búfalo.
Sua vestimenta é feita de iko, é uma fibra de ráfia extraída do Igi-Ògòrò, a “palha da costa”, elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. É composta de duas partes, o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulu”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com iko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte.
* Características:
. Nome: Omulu, Xapanã
. Origem: Daomé
. Data: 17 de Dezembro
Obs.: Obaluaê é comemorado dia 16 de Agosto
. Filiação
: Oxalá e Nanã
. Elemento: Terra
. Suporte: Terra seca e quente
. Raio: Terceiro e Sétimo
. Domínio: Doença e cura, morte e renascimento
. Cores: Preto, vermelho e branco
. Colares: Contas pretas e brancas ou pretas e vermelhas alternadas ou guias de palha da costa trançada.
. Saudação: Atotô (Silêncio)
. Oferendas Rituais
: Pipoca sem sal feita no dendê, milho torrado sem sal, feijão preto e feijão fradinho, bife acebolado, acaçá
. Bebidas: Vinho tinto.
. Minério: Estanho
. Cristais: Ônix, Olho de Gato
. Signo: Escorpião
. Dia da Semana: 2º feira
. Vela: Preta e Branca
. Local para acender: Cemitério ou Igreja
. Vibrações: Para curar doenças
. Talismã: Pedra preta e branca, um cristal fumê e uma pulseira de palha da costa com búzios, que pode ser usada no pulso ou no tornozelo. Todos eles previnem e curam doenças.
. Instrumento: Xaxará (espécie de bastão mágico).
. Sincretismo: São Lázaro
Obs. Obaluaê tem como sincretismo São Roque
. Perfume: Menta ou Cravo.
. Carta do Tarô: A Morte
. Carta do Baralho Cigano: A Foice
(venha conhecer mais sobre os Orixás fazendo o Curso: O Poder dos Orixás na Sala Mestre Morya – Tel: 2565 5024/9981 0802, façam partes da minhas comunidades Sala Mestre Morya, Morgana, Ametista, Terapias Holísticas, A Grande Fraternidade Branca e os Celtas no Orkut e acessem o meu site
www.fatimasoares.kit.net, c.avignon@gmail.com

Um comentário:

  1. sao lazaro cuida da minha cachorrinha belinha que esta passando por um parto desde ontem e nao consegui ter seus filhotes. Ela esta gemendo muito e não consegui ter los ajude a ela sao lazaro, se eu nao cxonseguri posdtar essa mensagem tenha ela como postada

    ResponderExcluir