Seguidores

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dia 24 de Maio – Dia de Santa Sara – A Padroeira do Povo Cigano


Mitologicamente o Povo Cigano está ligado a Kali - a deusa negra da mitologia hindu, associada a figura de Santa Sara, cujo mistério envolve o das "virgens negras", que na iconografia cristã representa a figura de Sara, a serva (de origem núbia) que teria acompanhado as três Marias: Jacobina, Salomé e Madalena, e, junto com José de Arimatéia fugido da Palestina numa pequena barca, transportando o Santo Graal (o cálice sagrado), que seria levado por elas para um mosteiro da antiga Bretanha. Diz o mito que a barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camargue, às margens do Mediterrâneo, que por sua vez ficou conhecido como "Saintes Maries de La Mer", transformando-se desde então num local de grande concentração do Povo Cigano. Santa Sara é comemorada e reverenciada todos os anos, nos dias 24 e 25 de maio, através de uma longa noite de vigília e oração, pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de velas azuis, flores e vestes coloridas; muita música e muita dança, cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e o eterno "retorno dos tempos".
& Simpatia: No dia de Santa Sara pegue um pão (broa) e coloque uma vela azul dentro do pão, em cima de um prato branco com arroz e um copo de chá preto. Depois que a vela terminar, coloque o pão num jardim e divida o arroz em 13 saquinhos e distribua junto com a oração. Beba o chá e guarde o saquinho recebido.
Todo dia 24 de cada mês faça um chá preto e acenda uma vela azul oferecendo a Santa Sara. Quando a vela terminar beba o chá e faça seus pedidos.
& Oração: Salve Santa Sara! Divina, poderosa protetora do Povo Cigano! Venha em meu auxílio. Santa Sara tu que fostes atirada pelos judeus, com as três Marias: Madalena, Jacobé e Salomé, numa barca sem remos e sem comida.
Salve Santa Sara. Pelo Sol, pela Lua, pelas quatro forças da natureza: Terra, água, fogo e ar. Que esteja sempre presente em minha vida e me cubra com seu manto protetor. Dá-me tranqüilidade para enfrentar os problemas do cotidiano. Salve Santa Sara, onde quer que eu esteja, estejas sempre comigo.
Traga-me paz, saúde, prosperidade, alegrias, felicidade no amor e realizações. Afasta de mim as negatividades, o desânimo, a inveja, o medo, o nervosismo, o stress. Dá-me equilíbrio, sabedoria e paciência. Onde quer que eu esteja minha querida Santa Sara hei de contar com a sua valiosa proteção.
Santa Sara protetora do Povo Cigano, me abençoe e ilumine meus caminhos! Que assim seja.
(conheça mais sobre a cultura cigana fazendo o Curso de Baralho Cigano na Sala Mestre Morya)

Nenhum comentário:

Postar um comentário