Seguidores

quarta-feira, 14 de maio de 2008

RAJA YOGA


A Raja Yoga se divide em 8 estágios, os 2 primeiros se caracterizam por serem treinos morais, o primeiro estágio é o YAMA, que consiste em não-violência, não mentir, não roubar, o equilíbrio sexual ou castidade, não cobiçar, não receber dívidas. O segundo estágio é o NIYAMA que consiste na pureza, no contentamento, na austeridade e a auto-análise. O terceiro estágio são as práticas dos ÁSANAS, posturas que são praticadas, diariamente para desta forma promoverem estados mais elevados e boa saúde física e mental.
O quarto estágio é o PRANAYAMA, que se trata do controle do prana cuja prática afastará muitos obstáculos, como a preguiça, a fraqueza física e mental, o entorpecimento do corpo físico e até mesmo moléstias comuns. São muito úteis também no domínio sobre os sentidos, os órgãos e as glândulas e, o que é mais importante, sobre os chakras.
O quinto estágio é a PRATYAHARA ou introspecção dos sentidos, é voltar ao seu interior de modo a controlar a sua mente com o objetivo de utilizá-la para diversas práticas e finalidades.
O sexto estágio é o DHARANA ou concentração absoluta, que é a canalização de todas as nossas energias mentais sobre um determinado objeto, coisa ou pensamento, dirigido pela ação da vontade para fixar-se em algo determinado em um plano consciente, o DHARANA pode ser interior ou exterior, sendo o 1º bem mais difícil.
O sétimo estágio é a DHYANA que é a meditação pura e é através dela, um estágio intermediário, ou mesmo de ligação que se chega ao SAMADHI que é o oitavo e último passo e conseqüência das práticas comuns, a finalidade última da meditação é preparar o praticante e dar-lhe as condições básicas para atingir a realidade máxima. Aquele que realiza a meditação transcende a existência material e atinge uma nova dimensão do ser.
O oitavo estágio é o SAMADHI (estado de superconsciência, em Sânscrito), ou iluminação interior ou êxtase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário